Se o seu estabelecimento tem sofrido com a presença de pragas, mesmo com as boas práticas devidamente implementadas, está na hora de contratar uma empresa especializada no controle de pragas para a realização da dedetização.
Se o seu estabelecimento tem sofrido com a presença de pragas, mesmo com as boas práticas devidamente implementadas, está na hora de contratar uma empresa especializada no controle de pragas. Isso geralmente acontece quando o estabelecimento encontra-se localizado em uma área onde há grande incidência de pragas, ou até mesmo quando a vizinhança contribui para o surgimento dessas pragas. Então não tem jeito, mesmo com um ambiente limpo e organizado, as pragas poderão surgir. E nesse caso, uma empresa especializada no controle desses vetores, pode ser um excelente reforço. Porém, é comum na hora de contratar esse tipo de serviço, surgirem algumas dúvidas e é por isso que preparei esse post para você, empresário que nesse exato momento pode estar passando
por essa situação.
Por onde começar?
Na hora de escolher a empresa para fazer o controle de pragas no seu estabelecimento, é importante se certificar de que se trata de uma empresa séria e que atenda aos requisitos legais. O técnico da empresa deverá deixar claro para o proprietário do estabelecimento como será desenvolvido o serviço e até mesmo sugerir ações que colaborem com o controle de pragas, e até mesmo qual a periodicidade de execução do serviço indicada para aquele caso. Quando o proprietário do estabelecimento não tem tempo ou não entende sobre como acontece o controle de pragas, é indicado que peça ajuda a outro profissional que entenda do assunto. Uma consultoria de boas práticas geralmente ajuda em relação a essa questão de controle de pragas, por fazer parte do escopo da consultoria.
Quais documentos solicitar de uma empresa contratada para fazer meu controle de pragas?
A empresa que for contratada para fazer o controle químico de pragas deverá apresentar o Alvará de funcionamento, o registro dos produtos no Ministério da Saúde, o mapa de iscas, as fichas técnicas dos produtos e um documento que comprove que existe um responsável técnico na empresa dedetizadora.
Estes documentos irão garantir que a empresa que está executando o serviço em seu estabelecimento esteja devidamente habilitada para essa atividade, e em conformidade com o que é solicitado pela Vigilância Sanitária.
Qual a periodicidade de execução do serviço?
A periodicidade do serviço de controle de pragas pode ser semestral, trimestral, mensal, quinzenal e até mesmo semanal. Isso vai depender de fatores como tamanho do estabelecimento, atividades que são executadas, estrutura do local, condições do entorno do estabelecimento e se o estabelecimento sofre com infestações ou não. Em todo caso, um profissional da área de alimentos junto ao técnico da empresa de controle de pragas poderão, junto ao proprietário, decidir o melhor custo / benefício de modo que não prejudique a qualidade do serviço.
Como um consultor de alimentos pode me ajudar com o controle de pragas?
O controle de pragas faz parte dos requisitos legais fiscalizados pela Vigilância Sanitária de acordo com a RDC 216. O consultor de boas práticas faz a implementação desses requisitos no estabelecimento, através de uma consultoria de boas práticas. Além do controle de pragas, um consultor de alimentos está envolvido com ações como controle da potabilidade da água, organização e higiene do ambiente, higiene dos manipuladores de alimento, tudo isso de acordo com o manual de boas práticas do estabelecimento e que é elaborado pelo próprio consultor.
Uma consultoria de boas práticas pode ajudar o seu negócio alimentício de diversas formas, dentre elas, o controle de pragas. O olhar mais aguçado do consultor de alimentos permite que o mesmo, identifique no ambiente, quais são os potenciais erros que estão sendo cometidos e que podem prejudicar a segurança do alimento, bem como facilitar o surgimento de pragas no local.