Nosso Blog

Como evitar pragas em seu restaurante?

Os ambientes onde existe manipulação de alimentos como restaurantes tem um tendência natural de atrair pragas como ratos, moscas, baratas, formigas e outros.

Em ambientes urbanos o surgimento desses vetores são ainda mais comuns. Por isso, promover ações que combatam esses tipos de pragas é extremamente importante. O controle de pragas faz parte das exigências da RDC 216 para garantir a segurança do alimento. Via de regra, o controle se dá por meio de intervenções associadas a implementação das boas práticas em seu estabelecimento. Quando as ações implementadas pelo estabelecimento não forem suficientes para garantir o controle efetivo de pragas, deve fazer uso de serviço especializado, como empresas de dedetização. Para que você entenda um pouco mais sobre a importância do controle de pragas, separamos algumas informações super
importantes para você:

O que é o controle de pragas e como deve ser feito?

O controle de pragas é uma ação que serve para garantir que seu estabelecimento não sofra com o surgimento de pragas e vetores urbanos. Inicialmente o controle de pragas é feito através de ações implementadas pelo próprio estabelecimento tais como: fixação de telas nas portas e janelas, ajuste da porta ao batente, bom manejo de resíduos para evitar o acúmulo de qualquer resíduo que possa alimentar, chamar a atenção ou favorecer o surgimento de pragas, manutenção do ambiente de produção/ manipulação de alimentos sempre limpo e organizado. quando mesmo com essas ações, o estabelecimento sofre com a presença de pragas, deverá fazer uso de controle químico, através de empresa devidamente habilitada.

Preciso contratar uma empresa para fazer o serviço de controle de pragas?

Quando as ações, pelo seu estabelecimento implementadas, não forem suficientes para garantir o controle de pragas, deverá fazer uso de aplicação química por empresa contratada e devidamente habilitada.

Quais os benefícios de se implementar o controle de pragas?

Um ambiente mais limpo e organizado, alimento seguro e livre de qualquer risco de contaminação associado a presença de pragas. Clientes satisfeitos, tem coisa pior que um cliente presenciando um ratinho ou uma barata passeando no seu estabelecimento enquanto ele se alimenta? Pois é, em ambientes com infestações de pragas isso pode acontecer. Além disso as pragas quando tem acesso aos alimentos os contamina, podendo causar uma doença transmitida por alimentos (DTA’s) ou ainda estragar esse alimento, gerando prejuízos a empresa

Quais as pragas mais comuns em restaurantes e demais serviços de alimentação?

As pragas mais comuns são ratos, baratas, moscas e formigas, existem outros tipos, porém são menos comuns. De modo geral, existem dois tipos de baratas que podem aparecer em um ambiente onde se manipula alimentos. A primeira é aquela barata pequena conhecida como barata francesinha, elas chegam ao estabelecimento através de embalagens contaminadas (na maioria das vezes, caixas de papelão, caixas de ovos ou caixas de hortifrutis) sua presença está associada a descuido na higiene do local, ta aí mais um bom motivo para se implementar as boas práticas na manipulação de alimentos.

A barata maior, conhecida como barata cascuda ou barata de esgoto, geralmente aparece no estabelecimento porque as vias de acesso não estão protegidas (portas devem ser ajustadas ao batente, caixas de gorduras bem vedadas e fora do ambiente de manipulação, ralos com fechamento automático), essas ações devem estar descritas no manual de boas práticas do estabelecimento.

Outra praga bastante comum são os roedores, pode-se evitar a presença dessa praga eliminando qualquer via de acesso pelo qual ele pode passar. São pragas de hábitos noturnos, por isso se você ver um roedor no seu estabelecimento durante o dia, significa que seu estabelecimento está sofrendo com uma grande infestação de roedores.


Em relação às moscas, manter as superfícies sempre higienizadas, lixeiras tampadas, portas e janelas teladas, diminuem bastante a presença dessa praga que é muito comum nos estabelecimentos. Atenção empresários! Jamais faça uso de produto aerosol químico na cozinha do seu estabelecimento por conta própria, esse serviço deve ser realizado por empresa especializada.

De modo geral a presença de pragas no estabelecimento estão associadas aos 4 A’s: Acesso, Alimentos, Água e Ambiente. Todos esses pontos são devidamente controlados quando se tem no seu estabelecimento, as boas práticas de manipulação implementadas.

Como as boas práticas podem me ajudar com o controle de pragas?

Um ambiente limpo e organizado dificulta a proliferação de pragas, uma vez que esses vetores estão sempre em busca de resíduos de alimentos para se alimentar. Não existe controle de pragas sem a implementação das boas práticas. Um ambiente onde as boas práticas não estão implementadas sempre será um parque de diversões para as pragas e vetores urbanos.